Atividade 2.3 - Compartilhando experiências de uso de redes sociais.

Ingressei nas redes sociais no antigo Orkut, ainda na época da faculdade, para ter contato com amigos e parentes. Na ocasião comecei a participar de alguns grupos que discutiam assuntos específicos que gostava. Na sequência comecei a usar o blog como parte das atividades de um curso de especialização. Nele divulgava minhas experiências na construção do TCC em que pesquisei o uso do blog na criação de uma rede de aprendizagem pelo NTE e escolas. Depois disso passei a usar o facebook e recentemente o WhatsApp. Sempre tive o apoio dos amigos para aprender a lidar com as ferramentas desses recursos.

Uso o Facebook e WhatsApp – sobretudo os grupos – para contato com amigos e familiares, bem como me informar de acontecimentos do cotidiano. Como Multiplicadora do NTE tive a oportunidade de conhecer as potencialidades pedagógicas desses recursos e participar de experiências práticas de uso com alunos e professores, no contexto das formações continuadas. Posso dizer que embora haja um certo preconceito de achar que nossos alunos não irão aprender nas redes sociais, os resultados são muito positivos, quando as situações de aprendizagem são planejadas e mediadas da maneira correta.

Nessas experiências aprendi que alguns cuidados devem ser tomadas quando se usa tais recursos com os alunos, como:
- A criação de grupos para tratar de conteúdos específicos.
- O professor não misturar o espaço pessoal do profissional. Criar contas/grupos separados é uma boa iniciativa.
- Ter claro que as redes são espaços de interação, o professor deve mediar todo processo de discussão e interação. Postar a atividade e voltar no ambiente apenas para ver o resultado final acaba comprometendo a aprendizagem dos alunos, pois durante a discussão eles acabam perdendo o foco, sendo necessária a mediação do professor.
- Considerar a faixa etária dos alunos. Se não tem conta no Facebook os grupos no WhatsApp ou o blog são uma boa opção.

Outro ponto importante no uso das redes sociais com os alunos é a consciência de que devemos mudar a prática pedagógica. Não adianta levar para as redes as mesmas atividades que propomos em sala de aula, pois são contextos diferentes. Penso que o caminho é propor problemas e desafios, fontes com informações e atividades que levem à interpretação dessas informações e produção de conhecimento próprio.

Atividade 2.2 - Redes de Aprendizagem

Olá Alunos do 3° ano!

Após estudar os desiquilíbrios ambientais relacionados aos ciclos biogeoquímicos reflita sobre a seguinte questão:

Os problemas ambientais são culpa das ações humanas ou um castigo dos céus?


Para responder essa questão, siga os seguintes passos:

1° Passo: No seu celular, assista o vídeo a história das coisas.

2° Passo: Como tarefa de casa, faça um passeio no seu bairro. Durante o passeio fotografe com a câmera do seu celular a paisagem urbana e os seus diferentes ambientes: casas, praças, ruas, comércios e, inclusive, as áreas que apresentarem degradação ambiental.

#Selecione as melhores fotos e envie para o WhatsApp do grupo da turma.

3° Passo: Após todos postarem as fotos, discutiremos online, no grupo da turma, sobre as seguintes questões abaixo.

a) Durante o trabalho de campo, você observou mais componentes bióticos ou abióticos? Por quê?
b) Explique porque as florestas têm cedido lugar a lavouras e criações de espécies animais e vegetais.
c) Como os governantes da sua cidade lidam com o acúmulo de detritos domésticos e industriais?
d) Você observou alguma área da cidade que apresenta degradação ambiental? Que tipos de agressão ou impactos ambientais foram observados?
e) Qual a relação do padrão de consumo com a degradação ambiental?
f) Você se considera consumista? Explique.
g) Qual é o seu papel no meio em que vive?
h) Quais são as atitudes a serem tomadas para preservar o ambiente?

4° Passo: Após participar da discussão no grupo de WhatsApp da turma faça um comentário nesse post respondendo a pergunta:

Os problemas ambientais são culpa das ações humanas ou um castigo dos céus?

#Acompanhe a postagem dos colegas e complemente as ideias evidenciadas nas respostas deles ou argumente caso não concorde com elas.

Vamos interagir!


Atividade 2.1 - Redes de Aprendizagem

Olá Alunos do 2° C!

Agora que você já conhece as características dos grupo dos peixes, leia a matéria abaixo:

Cientistas revelam primeiro peixe que consegue manter o "sangue quente".


Peixes que caçam em natação de longas distâncias, como os atuns e tubarões, conseguem produzir calor suficiente, mas em partes específicas do corpo. Essa é a primeira espécie que mantém a temperatura do corpo constante.


Agora pense: Mas como esse peixe mantém a temperatura corporal? Relacione os conceitos de homeotermia, predação e seleção natural e explique porque essa é uma característica adaptativa importante para o peixe-cravo.


Aqui no blog, poste um pequeno texto nos comentários esclarecendo as questões acima! Em sala de aula discutiremos essas questões a partir das postagens da turma.

Material de apoio: