Atividade 2.3 - Compartilhando experiências de uso de redes sociais.

Ingressei nas redes sociais no antigo Orkut, ainda na época da faculdade, para ter contato com amigos e parentes. Na ocasião comecei a participar de alguns grupos que discutiam assuntos específicos que gostava. Na sequência comecei a usar o blog como parte das atividades de um curso de especialização. Nele divulgava minhas experiências na construção do TCC em que pesquisei o uso do blog na criação de uma rede de aprendizagem pelo NTE e escolas. Depois disso passei a usar o facebook e recentemente o WhatsApp. Sempre tive o apoio dos amigos para aprender a lidar com as ferramentas desses recursos.

Uso o Facebook e WhatsApp – sobretudo os grupos – para contato com amigos e familiares, bem como me informar de acontecimentos do cotidiano. Como Multiplicadora do NTE tive a oportunidade de conhecer as potencialidades pedagógicas desses recursos e participar de experiências práticas de uso com alunos e professores, no contexto das formações continuadas. Posso dizer que embora haja um certo preconceito de achar que nossos alunos não irão aprender nas redes sociais, os resultados são muito positivos, quando as situações de aprendizagem são planejadas e mediadas da maneira correta.

Nessas experiências aprendi que alguns cuidados devem ser tomadas quando se usa tais recursos com os alunos, como:
- A criação de grupos para tratar de conteúdos específicos.
- O professor não misturar o espaço pessoal do profissional. Criar contas/grupos separados é uma boa iniciativa.
- Ter claro que as redes são espaços de interação, o professor deve mediar todo processo de discussão e interação. Postar a atividade e voltar no ambiente apenas para ver o resultado final acaba comprometendo a aprendizagem dos alunos, pois durante a discussão eles acabam perdendo o foco, sendo necessária a mediação do professor.
- Considerar a faixa etária dos alunos. Se não tem conta no Facebook os grupos no WhatsApp ou o blog são uma boa opção.

Outro ponto importante no uso das redes sociais com os alunos é a consciência de que devemos mudar a prática pedagógica. Não adianta levar para as redes as mesmas atividades que propomos em sala de aula, pois são contextos diferentes. Penso que o caminho é propor problemas e desafios, fontes com informações e atividades que levem à interpretação dessas informações e produção de conhecimento próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário